Transformação digital ganha força com maioria dos varejistas investindo em inovação

O cenário do varejo está passando por uma revolução digital, conforme revelado por um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em colaboração com o OasisLab Innovation Space. Os dados indicam que a maioria dos varejistas (64%) planeja intensificar seus investimentos em Transformação Digital ao longo de 2024, representando uma resposta direta à evolução constante do mercado, especialmente impulsionada pela aceleração digital.

A pesquisa, conduzida na 5ª edição do estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, destaca as principais áreas de foco para esses investimentos. A venda online lidera a lista com 88%, seguida por omnicanalidade – integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa – (80%) e experiência do consumidor (80%). Os benefícios mais destacados pelos varejistas incluem o aumento da receita da empresa (74%) e do valor do negócio (64%).

Pedro Cabral, COO da SISQUAL WFM, empresa especializada em gerenciamento de força de trabalho, destaca a transformação digital como uma prioridade para 76% dos entrevistados, um aumento significativo em comparação com a edição anterior da pesquisa. Ele ressalta que o interesse crescente reflete a necessidade urgente de adaptação a um ambiente de mercado em constante evolução.

Cabral enfatiza que, além das estratégias tradicionais como “e-commerce” e “omnicanalidade”, a gestão eficaz da equipe e otimização são fundamentais para a sustentabilidade de qualquer empresa de varejo. Ele argumenta que a inovação nas operações e infraestrutura, incorporando tecnologias emergentes, é essencial para impulsionar a eficiência e flexibilidade, fundamentais para o crescimento da receita.

O COO da SISQUAL WFM destaca também a importância da mudança cultural e organizacional acompanhando a transformação digital. Ele ressalta que a flexibilidade e capacidade de adaptação tornam-se cruciais em um ambiente de negócios volátil e conclui observando que a transformação digital não é apenas uma resposta às demandas atuais, mas uma estratégia para garantir sustentabilidade e competitividade a longo prazo no setor varejista.

Saiba mais

LinkedIn
Twitter
Facebook

Categoria destacada

Categoria destacada

Posts relacionados


Trilhas da Inovação

Essa iniciativa, promovida pelo Pro_Move em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Lajeado, tem como objetivo proporcionar experiências do mundo do trabalho e das profissões aos alunos do 9º ano, por meio de conteúdos relacionados à tecnologia e inovação. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outros.

Ao conectar os jovens do projeto com o mercado de trabalho, a capacitação do Trilhas da Inovação proporciona conhecimentos técnicos e estabelece uma ponte fundamental entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.

No âmbito social, o impacto positivo do Projeto Trilhas da Inovação vai além do desenvolvimento individual dos alunos. Ao investir na formação desses jovens, estamos contribuindo para o fortalecimento da comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lajeado a longo prazo.

Esta é a terceira edição do programa. Em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?