Em 2023, a Inteligência Artificial Generativa (GenAI), – tipo de IA que pode criar novos conteúdos e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas – liberou um enorme potencial de criatividade e produtividade. As previsões da Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, se enquadram em três categorias. Confira abaixo:
Categoria nº 1: GenAI torna as pessoas melhores e mais poderosas pessoal e profissionalmente
O GenAI permite a criação de currículos, relatórios e interações mais eficazes, impulsionando o progresso profissional. Prevê-se que até 2026, cerca de 30% dos trabalhadores adotem os “filtros de carisma” digitais, melhorando suas aparências profissionais e alcançando novos patamares em suas carreiras. Além disso, o impacto econômico da IA na produtividade será cada vez mais reconhecido, tornando-se um indicador chave do poder nacional até 2027. A diversidade na força de trabalho também será promovida, com aproximadamente 25% das empresas Fortune 500 buscando ativamente talentos neurodiversos até o mesmo ano.
Categoria nº 2: Empresas ficarão melhores em superar seus piores traços
Até 2026, a crescente dependência do GenAI ampliará a demanda por eletricidade, prevendo-se que metade dos países do G20 enfrente racionamento mensal de energia, levando as empresas a considerarem operações conscientes de energia como uma vantagem competitiva crucial ou um risco significativo de falha. Paralelamente, até 2027, espera-se que as ferramentas GenAI desempenhem um papel fundamental na modernização de aplicativos de negócios legados, oferecendo planos de modernização, refatoração, testes e validação, reduzindo os custos associados em até 70%.
Entretanto, a crescente escassez de mão de obra levará as empresas a buscar a suplementação de sua força de trabalho com robôs inteligentes até 2028, particularmente nos setores de manufatura, varejo e logística, onde se espera que haja mais robôs do que trabalhadores na linha de frente. Ao mesmo tempo, o aumento da presença de trabalhadores e clientes “máquina” está impulsionando uma reconsideração das operações comerciais, com a previsão de que até 2026, 30% das grandes empresas estabeleçam unidades de negócios dedicadas ou canais de vendas para atender a esse mercado em rápido crescimento.
Categoria nº 3: Novas ameaças criam novas responsabilidades e comunidades
Até 2028, os gastos empresariais para combater a desinformação, impulsionados pelo GenAI, ultrapassarão US$ 30 bilhões, consumindo 10% dos orçamentos de marketing e cibersegurança. CEOs estão designando executivos responsáveis, como CISOs, para lidar com o desafio, expandindo suas áreas de atuação além da cibersegurança. Prevê-se um aumento significativo na sindicalização entre trabalhadores do conhecimento devido à adoção de IA generativa, chegando a 1.000% até 2028.