Pacientes começam a receber tratamento considerado inovador contra o câncer, em São Paulo

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, um marco importante na luta contra o câncer será alcançado em São Paulo. Quatro pacientes irão de participar de um estudo clínico , que utiliza uma abordagem inovadora no tratamento da doença: a terapia com células CAR-T.

Desenvolvida nos Estados Unidos em 2017, essa técnica chegou ao Brasil em 2019, graças a uma colaboração entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), o Instituto Butantan e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O procedimento consiste na modificação genética dos linfócitos, células de defesa do próprio paciente, em laboratório. Uma vez reprogramadas para reconhecer e atacar as células cancerígenas, essas células modificadas são reintroduzidas no organismo do paciente, oferecendo uma nova e poderosa ferramenta no combate ao câncer.

Inicialmente, o tratamento será realizado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. Após a aplicação nos quatro primeiros pacientes e a análise dos dados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), outras instituições poderão iniciar o tratamento de mais candidatos. A expectativa é que até o próximo ano, 81 pacientes façam parte deste estudo.

Saiba mais

LinkedIn
Twitter
Facebook

Categoria destacada

Categoria destacada

Posts relacionados


Trilhas da Inovação

Essa iniciativa, promovida pelo Pro_Move em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Lajeado, tem como objetivo proporcionar experiências do mundo do trabalho e das profissões aos alunos do 9º ano, por meio de conteúdos relacionados à tecnologia e inovação. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outros.

Ao conectar os jovens do projeto com o mercado de trabalho, a capacitação do Trilhas da Inovação proporciona conhecimentos técnicos e estabelece uma ponte fundamental entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.

No âmbito social, o impacto positivo do Projeto Trilhas da Inovação vai além do desenvolvimento individual dos alunos. Ao investir na formação desses jovens, estamos contribuindo para o fortalecimento da comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lajeado a longo prazo.

Esta é a terceira edição do programa. Em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?