À medida que o mercado financeiro se adapta às demandas do mundo moderno, a inovação torna-se não apenas uma opção, mas uma necessidade para bancos como o BV. Em uma entrevista à Bloomberg Línea, Ricardo Sanfelice, diretor executivo de Clientes, Produtos e Inovação do BV, revelou como o banco tem adotado uma abordagem ágil e voltada para resultados de curto prazo na sua jornada de inovação.
O BV tem se destacado ao estabelecer parcerias com startups, impulsionando não apenas a área de inovação, mas também outras áreas do banco. O diretir destaca que a estratégia não se limita à área de inovação, mas é conduzida por diferentes setores da empresa. Isso resultou em quarenta contratos ativos com startups de inovação aberta, quadruplicando o volume do ano anterior. Um dos destaques desse esforço conjunto foi a parceria no aprimoramento dos modelos de crédito, que gerou um aumento de produção de R$ 70 milhões.
O BVx, ecossistema de inovação e parcerias digitais do BV, tem sido o catalisador desse processo, permitindo que diferentes áreas conduzam seus próprios projetos de inovação. Sanfelice também destacou a priorização de startups que se relacionem com o core do banco e com a visão do “dinheiro do futuro”, incluindo o desenvolvimento do real digital. Além das parcerias, o BV tem explorado a plataforma de produtos e serviços, buscando se tornar uma presença discreta e integrada na jornada do cliente. A recente fusão com a Bankly consolidou a posição do banco como a maior plataforma de Banking as a Service do país, preparando-se para um futuro de serviços financeiros mais personalizados e invisíveis.