Pro_Move constrói oportunidades de internacionalização do Ecossistema

Na sexta-feira (22), o Pro_Move recebeu a visita dos professores Eivind Fauskanger (Noruega) e Inessa Laur (Suécia), acompanhados da professora Fernanda Sindelar, que vieram a Lajeado em função de relações que também estão sendo desenvolvidas academicamente com a Univates.

Na oportunidade, foi possível identificar desafios em comum relativos à orquestração dos ecossistemas de inovação tanto para as realidades Sueca e Norueguesa, quanto para a realidade brasileira, principalmente no que diz respeito à subjetividade dos impactos gerados pela inovação aberta e a demanda por respostas imediatistas dos agentes envolvidos. Na visão dos professores Eivind e Inessa, a Noruega e a Suécia enfrentam desafios semelhantes ao Brasil no amadurecimento dos Ecossistemas Locais de Inovação, ainda que o Brasil encontre-se em uma condição socioeconômica bem diferente dos outros dois.

Já ilustrado pelo relatório apresentado ao Prêmio Nacional de Inovação em 2023 que premiou o Pro_Move pela segunda vez como melhor Ecossistema de Inovação do Brasil em cidades de até 100 mil habitantes, as carências do Pro_Move atualmente orbitam principalmente o acesso a recursos externos e a construção de parcerias internacionais, uma vez que os valores movimentados no ecossistema são todos resultado de ações imediatas dos agentes envolvidos e as relações internacionais existentes por hora se limitam à atuação individual tanto da própria academia, do poder público e das empresas, em detrimento à uma atuação conjunta orquestrada enquanto ecossistema.

Para ambos os aspectos, investimentos externos e construção de parcerias internacionais, foi manifestada positiva resposta, destacando que “podem-se construir alternativas diretas” para o crescimento e amadurecimento de todos os três ecossistemas.

Por fim, foi possível contextualizar o sucesso do Pro_Move enquanto Ecossistema de Inovação, com oportunidades e potencial frente as dinâmicas de inovação e desenvolvimento local, e os desafios e ameaças locais dos aspectos sociais e ambientais, considerando o contexto de país emergente no qual o Brasil está enquadrado.

LinkedIn
Twitter
Facebook

Categoria destacada

Categoria destacada

Posts relacionados


Trilhas da Inovação

Essa iniciativa, promovida pelo Pro_Move em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Lajeado, tem como objetivo proporcionar experiências do mundo do trabalho e das profissões aos alunos do 9º ano, por meio de conteúdos relacionados à tecnologia e inovação. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outros.

Ao conectar os jovens do projeto com o mercado de trabalho, a capacitação do Trilhas da Inovação proporciona conhecimentos técnicos e estabelece uma ponte fundamental entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.

No âmbito social, o impacto positivo do Projeto Trilhas da Inovação vai além do desenvolvimento individual dos alunos. Ao investir na formação desses jovens, estamos contribuindo para o fortalecimento da comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lajeado a longo prazo.

Esta é a terceira edição do programa. Em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?