A Agência de Desenvolvimento e Inovação Local é uma associação civil de direito privado, residente no Labilá.
A AGIL foi instituída em julho de 2021 e é a entidade executiva do Pro_Move. A Agência faz a interlocução entre as quatro pás da hélice: governo, instituição de ensino, empresas e comunidade e articula e executa projetos com base nas necessidades levantadas pelas partes, com o intuito de promover o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A AGIL realiza atividades deliberadas por um Conselho Administrativo, que auxilia e orienta a execução das ações da Agência.
Viabilizar a integração de diferentes atores da sociedade para explorar melhorias em todas as áreas, em especial tecnologia da informação, comunicação e automação, alimentos, saúde e varejo.
Participar na concepção e gestão de mecanismos de suporte à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e formação de capital humano para impulsionar produtos e processos inovadores.
Priorizar a contribuição para o desenvolvimento econômico e social, coordenando projetos e programas que criem e difundam conhecimento, além de apoiar a proteção da propriedade intelectual e o surgimento de novos empreendimentos.
Essa iniciativa, promovida pelo Pro_Move em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Lajeado, tem como objetivo proporcionar experiências do mundo do trabalho e das profissões aos alunos do 9º ano, por meio de conteúdos relacionados à tecnologia e inovação. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outros.
Ao conectar os jovens do projeto com o mercado de trabalho, a capacitação do Trilhas da Inovação proporciona conhecimentos técnicos e estabelece uma ponte fundamental entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.
No âmbito social, o impacto positivo do Projeto Trilhas da Inovação vai além do desenvolvimento individual dos alunos. Ao investir na formação desses jovens, estamos contribuindo para o fortalecimento da comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lajeado a longo prazo.
Esta é a terceira edição do programa. Em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.