3º Fórum Estadual de Empreendedorismo, Estratégia e Inovação – EmpreInove

No dia 21/11, ocorreu a 3ª edição do Fórum Estadual de Empreendedorismo, Estratégia e Inovação – EmpreInove, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado – Acil e Grupo A Hora. O evento reuniu profissionais para explorar tendências e boas práticas nos negócios e foi composto por três palestras e um painel de encerramento.

A tarde teve início com a apresentação de Carlos Alberto Rossi sobre “Governança Eficaz”. O consultor destacou a importância dessa prática nos indicadores de saúde empresarial e gestão, enfatizando a postura crítica e aberta necessária aos conselheiros. A ênfase foi na diversidade e valores distintivos como pilares de empresas, ressaltando o papel da governança na constante monitoração e criação de estratégias para agregar valor.
 

Na sequência, a palestra “6 Lições para o Futuro” com Luiz Candreva, futurista e head de inovação da Ayoo, abordou a abordagem futura. Candreva enfatizou a natureza dispersa e descentralizada das transformações, alertando contra interpretações baseadas em perspectivas atuais. Destacou a importância das habilidades de resolução de problemas complexos para os profissionais do futuro, fundamentais diante dos desafios dinâmicos. A palestra resumiu a perspectiva de que o futuro não é uma projeção distante, mas uma realidade moldada no presente, incorporando aprendizados do passado, sublinhando a importância da ação presente na construção proativa do cenário futuro. 

Na palestra “Rumos Econômicos”, conduzida por Joaquim Levy, diretor de estratégia econômica e mercados do Banco Safra, foi apresentado um panorama da economia brasileira e perspectivas para 2024. Levy abordou temas como inflação baixa, estabilidade no mercado de trabalho e apontou para um PIB brasileiro impulsionado pelo agronegócio em 2023 e pelo consumo em 2024. Destacou ainda que a agenda de transição ecológica será chave para a competitividade internacional, impactando diversos setores como agricultura, mobilidade e construção.

 Por fim, Ricardo Vontobel, presidente da Neugebauer, comentou sobre o modelo das empresas do futuro em um painel mediado por Adair Weiss, Diretor Executivo do Grupo A Hora, Camile Bertolini, sócia-diretora da Gosta Limpa, e Ricardo Heineck, diretor da Docile Alimentos. No painel, foi ressaltada a importância da tecnologia nos processos, a qualidade de entrega, e que as empresas do futuro devem se atentar ao presente, investir o necessário para continuar evoluindo e crescendo, gostar e acreditar no que fazem. Camile ressaltou os itens básicos de avaliação interna, como princípios, governança, inovação através de pessoas e construção conjunta de novas visões, complementando a ideia trazida por Vontobel da visão externa no sentido de ações voltadas a resultados, sempre estando atento a custos, sustentabilidade, preços concorrentes e informações do mercado em geral.
 
Os resultados financeiros do EmpreInove serão direcionados para uma conta bancária, com o objetivo de financiar a elaboração de um Plano de Prevenção e Ações contra enchentes. Essa iniciativa está alinhada com as deliberações expressas na Carta do Vale do Taquari, um desdobramento do recente Seminário Pensar o Vale Pós-enchentes, realizado na semana passada.

LinkedIn
Twitter
Facebook

Categoria destacada

Categoria destacada

Posts relacionados


Trilhas da Inovação

Essa iniciativa, promovida pelo Pro_Move em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Lajeado, tem como objetivo proporcionar experiências do mundo do trabalho e das profissões aos alunos do 9º ano, por meio de conteúdos relacionados à tecnologia e inovação. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, incluindo mecânica, desenho técnico, robótica, controle e automação, TI, gestão, entre outros.

Ao conectar os jovens do projeto com o mercado de trabalho, a capacitação do Trilhas da Inovação proporciona conhecimentos técnicos e estabelece uma ponte fundamental entre a sala de aula e as demandas reais do setor profissional.

No âmbito social, o impacto positivo do Projeto Trilhas da Inovação vai além do desenvolvimento individual dos alunos. Ao investir na formação desses jovens, estamos contribuindo para o fortalecimento da comunidade local, gerando profissionais qualificados e conscientes, capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Lajeado a longo prazo.

Esta é a terceira edição do programa. Em 2021, 69 alunos concluíram o programa, e em 2022, foram 140. Destes, 30% conseguiram vaga no mercado de trabalho através da conexão do SENAI com o programa Jovem Aprendiz.


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.

Abrir conversa
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos ajudar?